Berçário e Nido

img

Berçário e Nido

  • BERÇÁRIO: de 3 meses até o início do andar seguro.
  • NIDO: do andar seguro até a entrada do Maternal I.

Para Maria Montessori, as crianças captam por meio dos sentidos as impressões do mundo e vão arquivando em seu cérebro. Quando a educação é organizada levando em conta os períodos sensíveis de desenvolvimento, elas aprendem sem esforço, com paixão e entusiasmo contínuos. Esses períodos sensíveis estão relacionados com os sentidos, o movimento, a linguagem, a matemática, o social e o afeto.

Estudos recentes nas áreas de Neurociência, Puericultura e Educação validam a filosofia montessoriana, tornando-a atual, ao ressaltar que os primeiros anos de vida são muito importantes para o futuro desenvolvimento das emoções, inteligência e capacidade motora dos bebês.

O Colégio Montessori Santa Terezinha oferece espaços estruturados e profissionais qualificados para oferecer todos os cuidados e estímulos de que a criança pequena necessita, respeitando cada etapa do desenvolvimento infantil. Apoiado na filosofia montessoriana, nosso Berçário – Nido –  prioriza o entendimento das individualidades de cada bebê, suprindo suas necessidades de maneira personalizada, desde a alimentação, higiene e estimulação psicomotora, de linguagem e relacionamento interpessoal.

A chegada da criança ao Berçário, ou Nido, é o momento que envolve um processo de adaptação tanto para o bebê, quanto para a sua família. Ao partilhar os cuidados da criança, é preciso que se estabeleça uma sintonia muito fina entre o responsável e a escola, na qual a singularidade de cada parte é acolhida e respeitada. O colégio busca estar permanentemente atento aos sentimentos que emergem da dinâmica familiar durante o período em que o bebê está sob o cuidado escolar, a fim de assegurar a tranquilidade dos pais e compreender as particularidades no modo de ser de cada criança, para que se desenvolvam e cresçam com segurança.

Pouco a pouco, a ansiedade característica na entrega do bebê se transforma em alegria, descontração e pura cumplicidade entre família e a escola. Sendo assim, nossa proposta pedagógica não está apenas vinculada com o cuidar e o estimular. Nossa equipe tem consciência de que o modo como a berçarista acalenta, alimenta e aconchega o bebê tem profundo significado, pois o afeto e o toque são essenciais para o desenvolvimento físico e psíquico do ser humano.

 

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito; mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova  que nada é ao acaso.” 

  Antoine de Saint-Exupery